terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Doar o que é mais precioso


Nessa época do ano, ouvimos em todos os meios de comunicação algo sobre solidariedade. Afinal, é Natal, época de rever nossos valores, se nosso ano foi proveitoso, se fizemos as coisas da maneira que planejamos lá no final de 2010, se atingimos as nossas metas, etc. Eu já aviso que não consegui realizar tudo, digamos que o meu ano foi um pouco conturbado, mas isso fica para outro post, né?
O que eu quero propor a vocês é, já que estamos nessa época de reflexão e solidariedade, estabelecer uma meta para o próximo ano, e não se trata em achar o seu grande amor, ou mudar de emprego, estou falando de doação.
Doação? Vocês devem estar pensando, mas eu já vou doar dinheiro pro Criança Esperança, ou então, eu doo minhas roupas a cada troca de estação.  Não estou falando de doação de bens materiais, de jeito nenhum! Estou falando de doação do que é mais preciso nos dias de hoje, o nosso TEMPO!
Sim, caros leitores, o tempo!
Imagino que a reação foi essa: Mas eu não tenho tempo para doar! Tenho faculdade, trabalho, casa, etc, não me sobra tempo!
Pois bem, ai encontramos uma coisa interessante. Eu também não tenho tempo, não mesmo! Mas existe uma voz muito forte dentro de mim que pede que eu faça isso, e eu não consigo fazer ela ficar quieta enquanto eu não me sentir plenamente útil, enquanto eu não fizer bem a alguém. E já aviso que não faço isso por reconhecimento, e sim por uma força maior que eu não sei explicar, simplesmente existe.
Acredito que dentro de cada um de nós existe essa força, só que muitas vezes, ela está disfarçada por um vazio que as pessoas sentem e acabam preenchendo com coisas supérfluas!
Eu sei que é difícil encontrar esse tempo, mas pensem em começar, pelo menos uma vez ao mês, em ir ouvir as histórias em um asilo, ou então, visitar as pessoas em hospitais. Existem várias possibilidades de trabalhos voluntários, escolha um que você se sinta bem e que faça o outro bem também. Pode até ser uma conversa de desabafo entre amigos. Mas e o tempo para o lazer? Torne esse trabalho um momento de lazer que faz bem a você!
Todos nós temos esse tempo, afinal, como diria a minha mãe: quem faz o nosso tempo, somos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê opinião! Isso é sempre válido.