quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Desapego




Nos últimos tempos, a grande maioria das doutrinas e filosofias espirituais estão batendo na tecla do desapego, mas será que nós sabemos o que desapego? Antes de tudo, precisamos entender o que é apego para então podermos compreender melhor seu oposto, desapego.
Apego é ter uma afeição muito grande com alguma coisa ou com alguém, até ai não parece ser tão ruim, não é mesmo? Afinal, até onde entendemos, ter algum afeto não é ruim, e isso é verdade, o grande problema é quando deixamos esse objeto ou essa pessoa que temos tanto afeto ficar maior que nós mesmos e isso pode adoecer.
Adoecer? Como eu ter afeto em excesso vai me adoecer? Tá ficando maluca?- se vocês pensaram assim, vou esclarecer: pense em algo que vocês tem muito apego por exemplo o carro, agora imaginem se acontece alguma coisa com seu carro, vocês não vão ficar estressados ou irritados, e o que esse estresse ou irritação faz com o seu corpo? Libera adrenalina que, em excesso, aumenta o batimento cardíaco, eleva a tensão arterial e contrai alguns músculos... esse foi só um pequeno exemplo, talvez até bobo, mas a minha intenção é para esclarecer que em uma simples situação de estresse que derivou de um apego pode causar em seu corpo, mas isso não acontece só em situações de estresse, mas também na tristeza da perda...
Não estou insinuando que você deixe de cuidar das coisas, de jeito nenhum, cuide mais e melhor, mas não deixe com que isso se torne maior ou melhor que você!
Mas esse apego todo não é só para carros, livros, casa, vale muito e  principalmente para pessoas! Isso mesmo ou vai me dizer que você não tem apego quando diz MEU/MINHA namorado (a), MINHA mãe, MEU pai, MEU filho, MINHA filha etc. Claro que você tem afetos por eles, isso eu não tenho dúvidas, mas o problema está no apego, pois essas pessoas não são nossas, elas estão em nossas vidas para aprendermos, mas elas, repito, não nos pertence! E se elas tiverem que ir embora de nossas vidas, deixe-as ir sem sofrimento, sem amarras, apenas com a aprendizagem e os bons momentos que passaram juntos!
Eu sei que é difícil, mas não custa tentar! Deixe as pessoas livres e aprenda com elas enquanto elas estiverem em nossas vidas, assim, o sofrimento de perda se tornará menor, e você não nos adoecerá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê opinião! Isso é sempre válido.