quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia, Mulheres!



Florescer, renascer...essa é a minha mensagem para nós, mulheres, no nosso dia!
Quantos anos fomos rebaixadas, reprimidas, castradas e desrespeitadas? Nossa essência foi apagada e corrompida, nosso potencial foi esquecido e inutilizado durante anos. Desde a Grécia Antiga, nossa opinião foi anulada, nossa função social era restrita apenas para a procriação e serviços domésticos, nada mais. Deixamos ser levadas muitos anos até conseguir a nossa tão almejada justiça e a retomada de nossa voz...Toda essa repressão, que durou séculos, ficou registrada em nós, em nossos genes, em nosso inconsciente, estamos marcadas e fadadas a achar que somos inúteis.
Milhares de mulheres ao longo desses anos de repressão foram castigadas e mortas injustamente só porque almejavam a liberdade e devemos, sem dúvidas, agradecê-las pela luta e sacrifício para termos hoje o que elas tanto queriam:.
Hoje, nós temos o nosso direito no trabalho, na vida, na sociedade, e isso é fantástico! Há vinte anos atrás, não se acreditava que o papel e o valor da mulher chegaria a tanto, não era imaginável, por exemplo, uma presidente para o Brasil.
Depois de muitos anos de luta, conseguimos o que nossas antepassadas queriam, somos a geração que vive essa liberdade que foi conquistada com tanto sofrimento e, espero que vocês concordem comigo, que devemos honrar essa liberdade da melhor maneira possível, não é mesmo?
Mas, então, como fazemos isso? O mundo está a todo esse tempo nas mãos dos homens, e vivemos a consequência disso: violência, opressão, etc, mas existe um lado muito bom dos homens: eles são CÚMPLICES  e nós, infelizmente, não somos! Achamos que a outra mulher tem que se dar mal para podermos ser felizes, desejamos o mal da "inimiga"...Esse é o nosso defeito, e se alcançarmos CUMPLICIDADE*, ninguém poderá conosco!
 A tão almejada liberdade também nos deixou afastadas de nossa essência feminina, de sermos realmente mulheres, de usarmos uma saia, de cuidarmos do cabelo, de cozinhar, de cuidar dos filhos, sei que parece difícil, mas tente resgatar a sua feminilidade através de pequenos gestos no seu dia.
"Você falando desse jeito, tá parecendo machista"- se esse for seu pensamento, vou me explicar: a liberdade, independência nos ajuda e MUITO. Hoje, podemos fazer o que bem entendemos, mas não conseguimos, ficamos presas em um tal de Inconsciente Coletivo* que, como disse anteriormente, nos leva a desacreditar em nosso verdadeiro potencial...Somos capazes de gerar uma vida dentro de nós e educá-la do jeito que bem entendemos e esse novo ser é confiado a uma MULHER para torná-lo humano. Temos muito potencial e somos capazes de tudo! Nunca duvide de sua capacidade quanto mulher, você pode, mas não se afaste de sua essência, não deixe de educar seus filhos de maneira consciente, seja confiante e, acima de tudo, se RESPEITE!
Parabéns, mulheres guerreiras-trabalhadoras e, acima de tudo, mães e reeducadoras!

*Os textos citados acima são do blog Projeto Philae, que o principal objetivo é conscientizar para a verdadeira essência do que é ser mulher e mãe. Juliana escreve brilhantemente e elucida, recomendo!

2 comentários:

  1. Thamires, agradeço muito as citações, a indicação, a cumplicidade!

    Que o nosso trabalho possa honrar as milhares de mulheres que morreram para que hoje pudéssemos defender esse discurso.

    Damos voz à Sabedoria Ancestral e isso é muito sério, forte e valioso.

    Sinto muito orgulho em tê-la como parceira. Que esse Dia Internacional da Mulher possa selar essa cooperação com comprometimento.

    É a dívida eterna com o amor começando a ser paga...

    Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir

Dê opinião! Isso é sempre válido.