quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Compaixão e Algo a Mais...




Compaixão é um assunto muito tocado sempre, mas será que sabemos o que realmente significa compaixão? Para entender melhor, procurei  no Google e achei um significado bem apropriado:
Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
 Complementaria ainda dizendo: Compaixão é a aceitação do outro, de como ele é e se apresenta, pois bem, você aceita o outro, ou quer moldar todo mundo com o seu jeito? Claro que tudo seria bem mais fácil se as pessoas e as coisas fossem e acontecessem exatamente da maneira que a gente quer, mas isso não possível, como vocês já devem ter visto....
As atitudes, hoje, até mesmo por causa da falta de tempo, de valores, de compaixão estão desprovidas de amor, isso mesmo que vocês acabaram de ler, amor. Fazemos as coisas por obrigação, e não por amor, e me diga quem se sente bem fazendo algo por obrigação? É um desgaste muito grande para a pessoa que faz e a que recebe, fica um peso, um cansaço. E o sentimento de compaixão não é para resultar nesse peso e sim, numa alegria profunda de ter ajudado a alguém, mas não dando dinheiro, como muitas pessoas fazem, e sim doando seu tempo até mesmo para cuidar de pessoas mais velhas em sua família, por exemplo. Cuidar de seus avós sem esse sentimento de obrigação, e sim de profundo respeito e admiração pelo que eles foram e te proporcionaram, afinal, sem eles, vocês não estariam aqui.
Compaixão não pressupõe você ser prepotente como "eu estou melhor e posso te ajudar porque estou melhor", pelo contrário, ser humilde em aceitar o outro com se apresenta e ajudá-lo da melhor forma possível. Se isso for muito difícil de aceitar para você, se não fizer com compaixão, não faça, não se comprometa, afinal, não conseguirá sair do sentimento de obrigação e assim, como já disse acima, você se estressa, se cansa, adoece. Comprometa-se, então, em ter um ideal e e realize-o com ética.
Na compaixão não se impõe pela força, nem se faz valer pela lei do mando, e sim pelo amor!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bebida Alcoólica



Nesses últimos dias vejo muitas pessoas felizes porque o Carnaval está chegando, e muitos jovens se programando para ir a baladas e shows em trio elétricos para beber até cair e beijar muito, pois pelo inconsciente coletivo o Carnaval é a única data no ano em que "tudo pode" e o que acontece no Carnaval, fica no Carnaval.
Muito bem, se você já comprou seu abadá, reservou o hotel ou pousada,já comprou todas as bebidas possíveis, já convocou seus amigos para curtirem muito com você e está super ansioso para esse Carnaval, quero antes dar uma pitada de consciência sobre o álcool no seu corpo.
Existe uma resistência muito grande para quem não bebe, parece que quem não bebe não se diverte, não se solta, não relaxa...é isso que está estabelecido pelo, novamente, inconsciente coletivo, mas será que beber é tão benéfico assim como todos dizem?
Vocês todos estudaram biologia no colégio, certo? Vamos relembrar o efeito do álcool no seu corpo: ele entra através da boca, passa pelo estômago, é absorvido pelo intestino delgado e cai na circulação sanguínea, que, como eu já disse em posts anteriores, incorpora em suas células! A absorção do álcool leva menos de uma hora, e a sua eliminação leva dias! Isso mesmo, uma gota de álcool em seu fígado leva três dias para ser eliminado de seu corpo!
Além disso, sob o efeito da "bebedeira" você está suscetível a qualquer coisa, que sóbrio (a) você não faria,   o que é chamado de "ressaca moral", desde cantar alto em uma balada até sexo com uma pessoa desconhecida.
Vocês devem estar pensando: " E daí, o corpo é meu, e eu faço o que bem entender com ele!"- não tiro o direito de vocês pensarem assim, lógico que não, vocês são livres para fazerem suas escolhas, mas espero que vocês estejam preparados para a consequência delas, porque é óbvio que o mal que o álcool faz em seu organismo não se manifestará agora na plena e bela juventude, levará anos para você perceber a consequência da bebida alcoólica em seu corpo físico, e quando chegar nesse momento, será irreversível.
Relembramos um pouco os efeitos, e agora quero vou fazer a pergunta chata e reflexiva, e desejo profundamente, que vocês respondam com toda a sinceridade para você mesmo: Por que você bebe? Já se questionaram isso? Não? Então agora é o momento! Por quê?
Fique com a resposta deste questionamento para vocês refletirem sobre isso, e quero que lembrem-se que a bebida proporciona uma felicidade momentânea e falsa que prejudica o seu corpo físico, tente ficar bêbado de si mesmo com o seus sentidos (http://aluzdasletras.blogspot.com/2012/01/importancia-dos-cinco-sentidos.html) . E se mesmo assim, ainda existir um vazio dentro, pense em doar seu tempo (http://aluzdasletras.blogspot.com/2012/01/doar-o-que-e-mais-precioso.html), pois não é a bebida que preencherá esse vazio, é a prática do bem.
Pensem nisso, e se repeitem! É preciso saber viver!


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Desapego




Nos últimos tempos, a grande maioria das doutrinas e filosofias espirituais estão batendo na tecla do desapego, mas será que nós sabemos o que desapego? Antes de tudo, precisamos entender o que é apego para então podermos compreender melhor seu oposto, desapego.
Apego é ter uma afeição muito grande com alguma coisa ou com alguém, até ai não parece ser tão ruim, não é mesmo? Afinal, até onde entendemos, ter algum afeto não é ruim, e isso é verdade, o grande problema é quando deixamos esse objeto ou essa pessoa que temos tanto afeto ficar maior que nós mesmos e isso pode adoecer.
Adoecer? Como eu ter afeto em excesso vai me adoecer? Tá ficando maluca?- se vocês pensaram assim, vou esclarecer: pense em algo que vocês tem muito apego por exemplo o carro, agora imaginem se acontece alguma coisa com seu carro, vocês não vão ficar estressados ou irritados, e o que esse estresse ou irritação faz com o seu corpo? Libera adrenalina que, em excesso, aumenta o batimento cardíaco, eleva a tensão arterial e contrai alguns músculos... esse foi só um pequeno exemplo, talvez até bobo, mas a minha intenção é para esclarecer que em uma simples situação de estresse que derivou de um apego pode causar em seu corpo, mas isso não acontece só em situações de estresse, mas também na tristeza da perda...
Não estou insinuando que você deixe de cuidar das coisas, de jeito nenhum, cuide mais e melhor, mas não deixe com que isso se torne maior ou melhor que você!
Mas esse apego todo não é só para carros, livros, casa, vale muito e  principalmente para pessoas! Isso mesmo ou vai me dizer que você não tem apego quando diz MEU/MINHA namorado (a), MINHA mãe, MEU pai, MEU filho, MINHA filha etc. Claro que você tem afetos por eles, isso eu não tenho dúvidas, mas o problema está no apego, pois essas pessoas não são nossas, elas estão em nossas vidas para aprendermos, mas elas, repito, não nos pertence! E se elas tiverem que ir embora de nossas vidas, deixe-as ir sem sofrimento, sem amarras, apenas com a aprendizagem e os bons momentos que passaram juntos!
Eu sei que é difícil, mas não custa tentar! Deixe as pessoas livres e aprenda com elas enquanto elas estiverem em nossas vidas, assim, o sofrimento de perda se tornará menor, e você não nos adoecerá.




quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Realidade do Príncipe Encantado




Quantas são as expectativas para as meninas-moças de encontrar o tal "Príncipe Encantado", esse "prometido" que liga para você, te enche de mimos, de carinhos, te respeite, saia com você para jantar, faça tudo o que você quiser, enfim, aquele cara que, supostamente, te faz feliz....Mas será que este tal príncipe existe? Sinceramente, acho que não! Esse príncipe descrito acima não passa de uma doce ilusão que foi passada para todas nós ao longo de nossa infância através de desenhos, novelas, filmes, MÃES...
Mas não importa de onde surgiu toda essa expectativa de achar o príncipe, o que realmente me interessa neste post é o que a quebra dessa expectativa pelo primeiro namorado, rolo, ficante, ou até mesmo marido pode gerar.Quero deixar claro antes de tudo que não digo que sou exceção a essa regra, porque cresci com isso também, mas quero passar hoje o que consegui entender a respeito dessa expectativa que se não for quebrada logo gera frustrações atrás de frustrações.
Para começar, vamos para a frase mais clichê: Ninguém é perfeito, e já está mais que provado que ninguém é perfeito, todos os seres humanos sem exceção tem alguns defeitos que muitas vezes são um desafio de superação para quem está perto. Até você tem muitos defeitos que possivelmente você desconhece, e mais impossível ainda é você reconhecer e aceitar esse defeitinho...
Enfim, manteremos essa bruta realidade que ninguém é perfeito para poder encarar o próximo estágio: o começo de namoro. E como tudo é lindo e mágico no começo,né? É realmente uma delícia, tudo novo, surpreendente, feliz,e na maioria das vezes atende a todas as expectativas acima, existe um respeito muito grande, uma alegria que parece não ter fim. No entanto, o tempo passa e junto com ele  a convivência e ai começa a desaparecer um pouco esse encanto e os primeiros defeitinhos surgem, e ai sim deparamos com a quebra da expectativa do príncipe.
O grande problema é assim que essa expectativa é quebrada, nos sentimos terrivelmente frustradas, e assim acabamos perdendo o interesse pelo relacionamento, pela vida e há casos que a pessoa até adoece e muitas vezes desconhece a razão da doença que pode estar ligada a essa frustração.
O meu conselho para quem ainda espera o tal príncipe é que encare a realidade de que ele não existe e nunca vai existir, pois as pessoas tem defeitos e ninguém é do jeito que você quer,e não vivemos em um mar de rosas a vida inteira. Todos nós temos uma personalidade nata que, felizmente, não conseguimos moldar do jeito que queremos, e se mesmo assim você insistir nisso, lamentavelmente estará sendo levada a um desequilíbrio mental e emocional, pois quer forçar uma coisa que não existe, vive uma realidade fictícia. Precisamos aprender a aceitar as pessoas e as situações como elas são, pois para TUDO existe um propósito em nossa vida.
Só existe príncipe encantado em contos de fada, e só porque eles aparecerem no final...Pensem nisso e parem de criar expectativas que, infelizmente, poderão gerar frustrações avassaladoras.